terça-feira, 29 de novembro de 2016

Você sabe o que é o movimento #SafetyPin?


Tudo começou com a saída do Reino Unido da União Europeia. Com o aumento de casos de xenofobia, muitos jovens britânicos começaram a usar alfinetes de fralda presos às roupas, como maneira de se posicionarem e mostrarem solidariedade às minorias. Os alfinetes remetem ao movimento punk, também surgido na Inglaterra, em meados da década de 1970.

No entanto, depois das eleições que elegeram Trump presidente dos EUA foi que a coisa tomou proporção maior e se espalhou pelas redes, ganhando ainda mais força com hashtag #SafetyPin, chegando aos trending topics mundiais do Twitter.

O movimento é uma resposta clara ao ultraconservadorismo que vem tomando conta do mundo, assumindo ares cada vez mais fascistas. O #SafetyPin cresce a cada dia e se estende também a casos de racismo, machismo, homofobia e a qualquer tipo de preconceito sofrido por minorias. Aderir ao movimento significa que se você vir uma pessoa ser desrespeitada, ofendida ou agredida por qualquer um desses motivos, essa vítima sabe que poderá contar com a sua ajuda, que você estenderá suas mãos a ela e que também será um ombro amigo para ouvi-la.

Como toda ação gera uma reação, muitos "haters" da internet criticam a iniciativa, dizendo que é fácil demais para quem nasceu em uma condição favorável usar um alfinete na roupa pra dizer que “se importa” com as minorias e que isso não muda em nada as coisas. A gente, por aqui, discorda e acha que a iniciativa tem o seu valor, afinal, a Moda também é uma forma de gritar para o mundo o que somos e o que defendemos. Toda forma de expressão voltada para o bem é positiva! Empatia, altruísmo e solidariedade são de graça. Que tal tentar? ;)




Um comentário:

  1. Toda forma de protesto é melhor que o silêncio. Cada qual do seu jeito.

    ResponderExcluir