domingo, 13 de novembro de 2016

Último café do ano na Casa da Zuzu, com Lúcia Acar

No dia 24 de novembro, quinta-feira, o Instituto Zuzu Angel junto a ABEPEM, celebra o seu último café do ano na Casa da Zuzu! Nessa edição, contamos com a presença da pesquisadora de sociologia da moda, Lucia Acar. A Lucia vai apresentar sua mais recente pesquisa de doutorado: "A moda tablóide: jogos sociais nas estratégias de aparência", em que fala da moda como fenômeno social, que possibilita expressões tanto individuais quanto coletivas.



A utilização do termo “moda tablóide” funciona como um conceito que reúne um conjunto de práticas, de opiniões, de gostos individuais e coletivos que informam sobre os grupos sociais, as territorialidades e épocas. Lucia nos conta que as práticas de adoção de vestuários, dentro das tendências de moda, além de integrar e socializar os indivíduos e os grupos, possuem elementos que podem ser entendidos como fatores de inserção e deslocamento social. A partir disso, os estilistas que precisam estar em constante diálogo com a sociedade, desempenham um importante papel, pois fornecem condições aos indivíduos de exercitarem suas estratégias de aparências no jogo social contemporâneo.

Entender a moda como um fenômeno social e cultural é um exercício que se coloca entre o novo e o tradicional, entre o artesanato e a indústria, o mercado e cultura, entre a comunidade e as altas classes, entre o artista e o artesão.



Os cafés na Casa da Zuzu são verdadeiros acontecimentos. Muito mais do que um simples café, trata-se de um bate-papo saboroso, onde é possível estar em contato com pesquisadores, estudiosos e interessados na área da Moda. Vai ser uma manhã de muita troca e aprendizado. E o melhor de tudo: é de graça! Pedimos apenas que cada participante leve uma comida ou bebida para o café colaborativo: um biscoito, um suco, um bolinho...Enfim. Fica a seu critério. ;)



Todos e todas são muito bem-vindos!
A palestra começa às 10h, mas a casa estará aberta a partir das 9h30.
Endereço: Rua Rocha Miranda, 53 Usina, Rio de Janeiro 

Confirme presença aqui: https://www.facebook.com/events/1227212724012609/

Nenhum comentário:

Postar um comentário