quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dois taurinos fashion: o Enfant Terrible Gaultier e a Gata em Teto de Zinco Quente Carmen Mayrink Veiga!

Via Blog da Hilde Angel

Por um problema tecnológico, estive ontem, dia 24 de abril, fora do ar ao fim da tarde e este post não pôde ser veiculado na data. Perdão!

......................................................

Neste 24 de abril, dois ícones da moda sopram velinhas! Um cria para vestir. O outro, quando veste, recria. São eles: o francês Jean Paul Gaultier e a paulista de Pirajuí, Carmen Mayrink Veiga...

Carmen, além de linda, sempre teve gosto pela Moda. Sua primeira foto, pe-que-ni-ni-nha, já foi com um laçarote nos cabelos maior do que a própria cabeça. E uma laço lindo, esparramado, de dar inveja a qualquer couturier da época. Dona de um estilo inconfundível, chic e extravagante, tornou-se referência para milhares de mulheres, no Brasil e por onde ela tenha pisado por esse mundo afora. Ela é uma referência.

Ao longo da vida, Carmen vestiu os mais famosos da haute couture, nomes como Hubert de Givenchy, Yves Saint Laurent, Valentino e Pierre Cardin, e todos eles tornaram-se seus grandes amigos. Um luxo para pouquíssimas!

A grande dama da sociedade brasileira, além da moda, tem outra paixão: os gatos. É fascinada por felinos e, como não podia deixar de ser, pela estampa de leopardo! Em seu apartamento do Morro da Viúva, tem um banheiro com as paredes imprimées de oncinha e, sobre elas, quadros de gatos. E isso não é de hoje, já lá se vão bem uns 40 anos. Pioneirismo decorativo que apenas na última década passou a ser moda.

Por tudo isso, prestamos aqui uma homenagem à aniversariante do dia com um editorial guiado por esta estampa clássica e atemporal, que faz, desde sempre, a cabeça da mulherada mais ousada e extravagante. Desde Carmen Miranda, Marlene Dietrich e outras mulheres de forte personalidade, desbravadoras desta voga das "onças", hoje democratizada e querida por todas, até as conservadoras.

Pois saibam que houve uma época em que a estampa de oncinha evocava pura ousadia, pois não ficava bem para uma "mulher de família" usar esse tipo de padronagem. Dava até desquite!...

carmen

oncinha1
oncinha2

Já o estilista Jean Paul Gaultier, conhecido como o enfant terrible da moda francesa, tem paixão pelas listras de marinheiro, as famosas listras navy. Quando pensamos em Gaultier, é a primeira coisa que nos vem à cabeça. Na minha, então, vem um marinheiro Popeye inteirinho, com tatuagem, espinafre e tudo!

Não há uma coleção dele que não traga um listrado, clássico ou reeditado. Taí outra estampa que não sai de moda! Por isso, esta homenagem a Gaultier é pautada, é claro, nas listras navy, que, inicialmente, vestiam somente homens, mas, com o impulso de Coco Chanel, nos anos 20, também passaram a encantar as mulheres. Hoje, as listras são estampa indispensável no guarda-roupa de todos os sexos (não podemos falar mais em apenas dois, né?), agradando dos gostos mais tradicionais aos mais descolados, tal e qual a oncinha da Carmen!

O Blog da Hilde e esta Hilde propriamente dita somos fãs de Carmen - a I e Única - de Gaultier, de oncinha e de navy! Vocês também, não é? ;)

jean paul

listra1
listras2

Fotos: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário