quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Mulheres no poder - Os looks das futuras ministras de Dilma - PARTE 2

(Via Blog da Hilde)

Pelo visto, Dilma Rousseff está honrando mesmo as mulheres do Brasil. No saldo final de suas escolhas para os ministérios estão os nomes de 9 delas: Ana Maria Buarque de Hollanda, Ministra da Cultura; Helena Chagas, Secretária de Comunicação Social da Presidência da República; Ideli Salvatti, Ministra da Pesca e Aquicultura; Iriny Lopes, Secretária Especial de Políticas para as Mulheres; Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente; Luiza Helena de Bairros, Secretária Especial de Promoção da Igualdade Racial; Maria do Rosário, Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República; Miriam Belchior, Ministra do Planejamento e Tereza Campelo, Ministra do Desenvolvimento Social. Pode-se dizer que este é um número recorde de mulheres em ministérios até hoje, mas, ainda sim, ele é pequeno em relação ao número de homens ministros, que ao todo somam 28! Mas ok... Tudo isso já é um bom progresso para as mulheres, que, com certeza, irão provar ainda mais sua competência ao lado de Dilma...

Nas últimas semanas, o
blog da Hildegard Angel junto ao Instituto Zuzu Angel prestou uma pequena consultoria de estilo voluntária para algumas de nossas futuras ministras e, também, para nossa futura presidenta, Dilma Rousseff...

Não queremos injustiças, por isso, vamos analisar as que ficaram faltando, pelo fato de terem sido nomeadas mais tarde para os ministérios. São elas: Ana Maria Buarque de Hollanda, Iriny Lopes, Izabella Teixeira, Luiza Helena de Bairros e Tereza Campelo...

Como já havíamos dito por aqui, não temos nenhuma pretensão de julgar, criticar ou impor um estilo a qualquer uma delas. Tudo não passa de uma maneira descontraída de manifestarmos nossa euforia em saber que o novo governo terá mulheres super competentes, que também precisam cuidar da imagem...Afinal, imagem conta muito! A própria Dilma que o diga, que para repaginar seu visual contou com a ajuda de Celso Kamura...

Com mulheres competentes e bem vestidas no poder, pode apostar que não vai ter pra ninguém!

Como ainda temos poucos registros fotográficos das futuras ministras, não foi possível analisar a fundo seus estilos. Mas baseando-se no perfil e nas poucas fotos que conseguimos, montamos um look para cada uma. Vejamos:

Ana Maria Burque de Hollanda possui uma certa elegância nata...Vestir-se bem, para ela, não será um grande esforço. Seus cabelos curtos, à la Jean Seberg, casam perfeitamente com looks minimalistas. Vejam:




Roupas com modelagem desconstruída, como a blusa acima, ficariam uma graça em Ana! Para destacar looks mais minimalistas, a ministra deve investir em acessórios interessantes, como o colar acima, com design simples e moderno.

Obs: Como a Moda foi reconhecida há pouco tempo, pelo MinC, como Cultura, seria bacana se Ana prestigiasse as criações de estilistas legitimamente brasileiros, como Ronaldo Fraga. Fica a dica!



Iriny Lopes, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, pelo visto, é fã de peças clássicas como blazers, brincos e colares de pérola. Vejam:



Para Iriny, propomos um look clássico: camisa social soltinha, calça social reta, bolsa preta de couro matelassê, sapatilhas de biqueira, colar e brincos de peróla.



Izabella Teixeira, nossa futura ministra do Meio Ambiente, aparenta ter um estilo um pouco puxado para o rústico... A exemplo disso, vejam os colares dela, super artesanais:



Para ressaltar ainda mais esse lado rústico e, claro, aproveitando o fato de Izabella pertencer ao Ministério do Meio Ambiente, propomos a ela um estilo eco friendly, ou, em outras palavras "amigo da natureza", que opte pelo uso de tecidos de fibra natural, como algodão e linho, além de bijouterias com pedras e madeira...Se possível, madeira certificada. E no que diz respeito aos acessórios de couro, Izabella poderia optar pelo Pirarucu, peixe muito comum na Amazônia, cujo couro é adquirido a partir do descarte da indústria alimentícia. Marcas como a Osklen já são adeptas... No look acima, além de todas essas propostas, adicionamos um vestido no melhor estilo saharienne, bem safári-chic!



Luiza Helena de Bairros, futura Secretária Especial de Promoção da Igualdade Racial, parece ser fã de um estilo mais puxado para o étnico, que valoriza artefatos e estampas de diferentes povos e culturas, o que lhe cai muito bem para seu cargo, que prega justamente a igualdade racial.


Então, para Luiza, propomos justamente um look étnico! Um caftan preto e discreto, com detalhes de passamanaria dourada, sapatilhas imitando couro de cobra, bolsa de couro marrom, além de brincos e pulseiras de madeira e osso, super afro-chic!



Tereza Campelo será a Ministra do Desenvolvimento Social e, assim como Iriny Lopes, possui um estilo mais clássico, optando por blazers e camisas sociais, além de bijouterias delicadas.

Para ela, propomos um look discreto e chic: saia azul marinho com cintinho, camisa social branca, sapato alto de camurça, bolsa de couro vinho, brincos pequeninos e, para inovar, um maxi-colar, que destaca ainda mais o look.



Bom, esperamos que tenham gostado de nossas propostas de estilo e desejamos boa sorte a nossas futuras ministras! Que elas possam bombar tanto na competência, quanto no visual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário