quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Um pouquinho sobre o Instituto Zuzu Angel...

O Instituto Zuzu Angel foi criado em 1993 por Hildegard Angel, em homenagem à sua mãe, a grande estilista Zuzu Angel, com o intuito de preservar, incentivar e apoiar a moda nacional.

Saiba o que fez e o que faz:

Na área acadêmica, atua no curso de Design de Moda, parceria com a Universidade Estácio de Sá, e através de convênios internacionais, para intercâmbio estudantil, com a ESMOD – École Supérieure de Mode e a Université de La Mode de Lyon, ambas na França; Atelier Tirelli, na Itália; ESAD, Portugal e Universidad de Palermo, Argentina.

Além de ter sido responsável por criar o primeiro curso superior de moda do Rio de Janeiro, o Instituto já participou da realização de exposições como: “Tributo a Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis”, no Palácio da Cidade, Palácio do Itamaraty e Museu de Arte Moderna de Salvador, Bahia; “Christian Dior – 50 anos”, no Centro Cultural Veiga de Almeida; “Zuzu Angel – A Força do Anjo”, no Museu Nacional de Belas Artes , “A Coleção de Alta Costura de Carmen Solbialti Mayrink Veiga”, na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa e “Zuzu Angel – Eu sou a moda brasileira”, no Museu Histórico Nacional e “Yves Saint Laurent: Viagens Extraordinárias, no CCBB.

Fotos da exposição "Zuzu Angel - Eu sou a moda brasileira", no Museu Histórico Nacional

O IZA também possui um dos maiores acervos de moda do país, reunindo criações dos mais importantes estilistas nacionais e internacionais. E olha que bacana, em breve, esse acervo será exposto ao grande público no primeiro museu de moda do Brasil, uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Outra iniciativa super bacana do IZA é a Academia Brasileira da Moda, que tem como finalidade colaborar com o desenvolvimento das atividades da moda, resguardando a memória de grandes vultos nacionais que se destacam na área. Funciona mais ou menos como a Academia Brasileira de Letras, mas no campo da moda. Isto é, são 50 cadeiras batizadas com nomes de ilustres pessoas que fizerem história na moda nacional (os patronos). 25 dessas cadeiras são ocupadas por nomes atuantes de nossa moda (os acadêmicos). Por exemplo, Zuzu Angel é patrona da cadeira número 1, que é ocupada por sua filha, Hildegard Angel; Eloysa Simão está na cadeira nº 30, cujo patrono é Mauro Taubman; Glorinha Paranáguá, na cadeira nº26 , cujo patrono é Carmen Miranda; Guilherme Guimarães, na cadeira nº 14, cujo patrono é Gil Brandão; Ronaldo Fraga, na cadeira nº 15, cujo patrono é Gregório Faganello....E por aí vai...

Os 25 acadêmicos da ABM

Para ler e entender um pouco mais sobre a história do Instituto Zuzu Angel, inclusive sobre a Academia Brasileira da Moda, acesse o nosso site: www.zuzuangel.com.br ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário